Importante!

As atividades postadas nesse Blog foram retiradas da internet, no qual terei o imenso prazer em dar todos os créditos aos autores, como também algumas elaboradas por mim. Conto com as sugestões e comentários de todas vocês!



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projeto identidade

PROJETO: IDENTIDADE

3ª fases do I ciclo A e B.



PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:











RONDONÓPOLIS, FEVEREIRO /2009.



INDICE



JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------03

OBJETIVOS---------------------------------------------------------03

METODOLOGIA--------------------------------------------------03

SUGESTÕES DE ATIVIDADES--------------------------------04 e 05

PRODUÇÃO FINAL ----------------------------------------------05

AVALIAÇÃO--------------------------------------------------------05

ANEXO----------------------------------------------------------------06.



















JUSTIFICATIVA:



O nosso nome é a nossa primeira identificação é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos, num primeiro momento, que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor.

Alguns acreditam que o nome tem uma influencia muito forte na personalidade das pessoas, por esse motivo escolhem nomes através do seu significado, outros homenageiam pessoas dando o mesmo nome aos seus filhos.

Muitas vezes ao analisar o significado do nome pode-se entender melhor a origem da sua família. Pois através desta busca podemos descobrir em que país ele se originou, sua história e derivações.

OBJETIVOS:

• Valorizar as diferenças de cada individuo.

• Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens.





METODOLOGIA:

• Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.

• Perceber a diversidade de nomes que existem.

• Conhecer suas origens familiares.

• Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR ÁREA DE CONHECIMENTO



PORTUGUÊS E ARTES

• Construir um texto através do significado do nome da criança.

• Confeccionar um livrinho com as características / preferência de cada criança ( o que mais gosta, a casa, onde mora, etc...)

• Leitura e interpretação de texto.

• Realizar a partir do próprio nome um acróstico.

• Pintura, recortes e colagens.

• Ordem alfabética ( lista com nomes dos alunos em ordem alfabética);



HISTÓRIA E GEOGRAFIA



• Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.

Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;

• Montar uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos avós.

• Analisar as fotos antigas e atuais da criança. (Montar painel para exposição);

• Confeccionar carteira de identidade para cada aluno;



MATEMÁTICA



• Datas ( meses, ano e abreviações);

• Numerais;

• O corpo Humano ( trabalhar características físicas );





EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E RECREAÇÃO)





BRINCADEIRAS:



Dança da Cadeira:

- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.

- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.

- Procedimentos:

O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.

Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.

Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.

- Sugestão de Avaliação:



Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.







Produção Final:

• Construir uma apresentação no Power Point.

Sugestão: Essa apresentação pode conter até 10 telas com os trabalhados produzidos pelos alunos.





Procedimentos de avaliação:



O aluno será avaliado constantemente durante toda a realização do projeto, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas.

Mesmo sendo o processo contínuo à realidade cotidiana do aluno é necessário considerar alguns instrumentos de avaliação:

-Observação do comportamento da criança: hábitos de trabalhos, relacionamento com amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento do tempo;



































ANEXO















Pesquisa

Por que temos um nome?





































E você algumas vezes, o que é?

________________________________________________________________________________________________________________________



Qual a história do seu nome? O que ele quer dizer? Pergunte a seus pais. Escreva o que eles contaram.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Qual a origem dos sobrenome de sua família?










































PESQUISANDO O REGISTRO DE NASCIMENTO



No primeiro momento da sua vida foi seu nascimento. Existe um documento que registra esse fato: é a Certidão de Nascimento.



Observe a sua certidão de nascimento e retire os seguintes dados:



Nome: ________________________________________________________________________________________________________________

Sexo: ____________________________________________________________

Dia e hora do nascimento: ____________________________________________

Nome do pai: ______________________________________________________

Nome da mãe: _____________________________________________________

Natural de (cidade em que nasceu): ____________________________________

Nacionalidade (de acordo com o país que nasceu): ________________________



Nos documentos, as datas geralmente aparecem abreviadas.

Você precisa aprender a abreviar datas para interpretá-las corretamente:



• Comece numerando os meses em seqüência.



Você usa quatro algarismo para indicar o ano.









É possível abreviar este número usando apenas os algarismos das dezenas e das unidades:





Veja: 9 de fevereiro de 1997 = 09-02-97

• Agora que você já sabe como são as datas abreviadas, realize as seguintes atividades:

• Desenhe em um pedaço de papel que o professor vai lhe entregar, um bolo de aniversário, com o número de velas à idade que você tem:

• Escreva o seu nome no bolo e a data abreviada do seu nascimento, ao lado:









A DESCOBERTA DO EU

- Desenhe você de corpo inteiro.

DESCREVA-SE

EU SOU

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________



- Depois de descrever-se, apresente-se a seus colegas, mostrando este trabalho.



- Há situações que você viveu dais quais se lembra? Descreva, em poucas palavras, 3 acontecimentos que você já viveu e o que sentiu. Exemplo:

• um tombo e um braço quebrado;

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa.

Rondonópolis, __ de fevereiro de 2009.





FICHA DE IDENTIFICAÇÃO



 Meu nome é: _______________________________________.

 Tenho ____ anos. Altura:____ Peso: _____ nº sapatos: ____ olhos:___

 Pele: ______________ cabelos:__________________

 Sou filho (a) de:

________________________________________________________________________________________________________________________

 Moro na Rua / AV: ___________________________________________

 Localidade: ________________________________________________

 País:_____________________ Sou natural de: ___________________

 Meu pai é filho de:___________________________________________

 Minha mãe é filha de: ________________________________________

 Tenho ______irmãos. São eles:

____________________________________________________________

 Minha escola é:______________________________________________

 No portão, encontrei-me com: _________________________________

 Minha professora ( nome / descrição física ):

________________________________________________________________________________________________________________________

 Minha diretora (nome / descrição física):

____________________________________________________________

 Alguns colegas:

(nomes): ____________________________________________________________

 Minha sala de aula ( descrição: tamanho, objetos):

________________________________________________________________________________________________________________________

 Minha turma tem _______ meninos e _______ meninas.

IDENTIDADE

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