PROJETO: IDENTIDADE
3ª fases do I ciclo A e B.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
RONDONÓPOLIS, FEVEREIRO /2009.
INDICE
JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------03
OBJETIVOS---------------------------------------------------------03
METODOLOGIA--------------------------------------------------03
SUGESTÕES DE ATIVIDADES--------------------------------04 e 05
PRODUÇÃO FINAL ----------------------------------------------05
AVALIAÇÃO--------------------------------------------------------05
ANEXO----------------------------------------------------------------06.
JUSTIFICATIVA:
O nosso nome é a nossa primeira identificação é também através dele que adquirimos a noção de identidade. Com ele nos diferenciamos das demais pessoas e percebemos, num primeiro momento, que somos um ser diferente dos outros ao nosso redor.
Alguns acreditam que o nome tem uma influencia muito forte na personalidade das pessoas, por esse motivo escolhem nomes através do seu significado, outros homenageiam pessoas dando o mesmo nome aos seus filhos.
Muitas vezes ao analisar o significado do nome pode-se entender melhor a origem da sua família. Pois através desta busca podemos descobrir em que país ele se originou, sua história e derivações.
OBJETIVOS:
• Valorizar as diferenças de cada individuo.
• Despertar o interesse dos alunos sobre as suas origens.
METODOLOGIA:
• Refletir sobre a importância do nome e as diferenças que há em cada ser humano.
• Perceber a diversidade de nomes que existem.
• Conhecer suas origens familiares.
• Realizar trabalhos em grupo com as diferentes atividades que serão desenvolvidas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR ÁREA DE CONHECIMENTO
PORTUGUÊS E ARTES
• Construir um texto através do significado do nome da criança.
• Confeccionar um livrinho com as características / preferência de cada criança ( o que mais gosta, a casa, onde mora, etc...)
• Leitura e interpretação de texto.
• Realizar a partir do próprio nome um acróstico.
• Pintura, recortes e colagens.
• Ordem alfabética ( lista com nomes dos alunos em ordem alfabética);
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
• Pesquisar e debater sobre a importância do nome, suas diferenças, semelhanças e especificidades entre os seres humanos.
Sugestão: Verificar a diversidade de nomes que existem na turma. Os alunos deverão perguntar aos seus pais como foi feita a escolha do nome e a origem do sobrenome de sua família. Uma boa opção é realizar entrevistas ou conversas informais;
• Montar uma árvore genealógica de cada aluno, para não ficar muito extensa, sugere-se que se comece com os nomes dos avós.
• Analisar as fotos antigas e atuais da criança. (Montar painel para exposição);
• Confeccionar carteira de identidade para cada aluno;
MATEMÁTICA
• Datas ( meses, ano e abreviações);
• Numerais;
• O corpo Humano ( trabalhar características físicas );
EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E RECREAÇÃO)
BRINCADEIRAS:
Dança da Cadeira:
- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação:
Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.
Produção Final:
• Construir uma apresentação no Power Point.
Sugestão: Essa apresentação pode conter até 10 telas com os trabalhados produzidos pelos alunos.
Procedimentos de avaliação:
O aluno será avaliado constantemente durante toda a realização do projeto, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas.
Mesmo sendo o processo contínuo à realidade cotidiana do aluno é necessário considerar alguns instrumentos de avaliação:
-Observação do comportamento da criança: hábitos de trabalhos, relacionamento com amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento do tempo;
ANEXO
Pesquisa
Por que temos um nome?
E você algumas vezes, o que é?
________________________________________________________________________________________________________________________
Qual a história do seu nome? O que ele quer dizer? Pergunte a seus pais. Escreva o que eles contaram.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual a origem dos sobrenome de sua família?
PESQUISANDO O REGISTRO DE NASCIMENTO
No primeiro momento da sua vida foi seu nascimento. Existe um documento que registra esse fato: é a Certidão de Nascimento.
Observe a sua certidão de nascimento e retire os seguintes dados:
Nome: ________________________________________________________________________________________________________________
Sexo: ____________________________________________________________
Dia e hora do nascimento: ____________________________________________
Nome do pai: ______________________________________________________
Nome da mãe: _____________________________________________________
Natural de (cidade em que nasceu): ____________________________________
Nacionalidade (de acordo com o país que nasceu): ________________________
Nos documentos, as datas geralmente aparecem abreviadas.
Você precisa aprender a abreviar datas para interpretá-las corretamente:
• Comece numerando os meses em seqüência.
Você usa quatro algarismo para indicar o ano.
É possível abreviar este número usando apenas os algarismos das dezenas e das unidades:
Veja: 9 de fevereiro de 1997 = 09-02-97
• Agora que você já sabe como são as datas abreviadas, realize as seguintes atividades:
• Desenhe em um pedaço de papel que o professor vai lhe entregar, um bolo de aniversário, com o número de velas à idade que você tem:
• Escreva o seu nome no bolo e a data abreviada do seu nascimento, ao lado:
A DESCOBERTA DO EU
- Desenhe você de corpo inteiro.
DESCREVA-SE
EU SOU
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Depois de descrever-se, apresente-se a seus colegas, mostrando este trabalho.
- Há situações que você viveu dais quais se lembra? Descreva, em poucas palavras, 3 acontecimentos que você já viveu e o que sentiu. Exemplo:
• um tombo e um braço quebrado;
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa.
Rondonópolis, __ de fevereiro de 2009.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Meu nome é: _______________________________________.
Tenho ____ anos. Altura:____ Peso: _____ nº sapatos: ____ olhos:___
Pele: ______________ cabelos:__________________
Sou filho (a) de:
________________________________________________________________________________________________________________________
Moro na Rua / AV: ___________________________________________
Localidade: ________________________________________________
País:_____________________ Sou natural de: ___________________
Meu pai é filho de:___________________________________________
Minha mãe é filha de: ________________________________________
Tenho ______irmãos. São eles:
____________________________________________________________
Minha escola é:______________________________________________
No portão, encontrei-me com: _________________________________
Minha professora ( nome / descrição física ):
________________________________________________________________________________________________________________________
Minha diretora (nome / descrição física):
____________________________________________________________
Alguns colegas:
(nomes): ____________________________________________________________
Minha sala de aula ( descrição: tamanho, objetos):
________________________________________________________________________________________________________________________
Minha turma tem _______ meninos e _______ meninas.
IDENTIDADE
Importante!
As atividades postadas nesse Blog foram retiradas da internet, no qual terei o imenso prazer em dar todos os créditos aos autores, como também algumas elaboradas por mim. Conto com as sugestões e comentários de todas vocês!
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
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