PROJETO : CIDADANIA E VALORES
Tema: Como a escola pode resgatar valores
Duração: 3º bimestre
Questão geradora:
Quais os nossos valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula, em casa, na comunidade?
JUSTIFICATIVA
A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no Estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças, colheremos delas amanhã.
OBJETIVOS
Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
• Colaboração – "Quer uma mãozinha"?
• Convivência _ "Com licença?"
• Atenção _ "Falou comigo?"
• Honestidade _"Não fui eu."
• Respeito _ "E eu com isso?"
• Nutrição _ "Verdura? Não!"
• Responsabilidade _ "Deixa que eu faço!"
• Generosidade _ "É meu, não empresto!"
• Integrar a cidadania com as atividades de sala e assuntos abordados;
• Ajudar os alunos a perceberem o quanto podem ser úteis e importantes para a comunidade, levando seu saber, seu carinho e sua ajuda (de qualquer tipo) para fazer a diferença;
• Promover momentos de confraternização, ressaltando a importância do “estar com” e “viver junto”, da preocupação pelo outro, da empatia (se colocar no lugar do outro) e da melhora da auto-estima dos nossos alunos (o que eu sei pode ser muito bom e pode ajudar alguém);
• Enfatizar a educação para a cidadania, promovendo a igualdade entre as pessoas utilizando como parâmetro a relevância social da ação dos alunos (e da escola).
• Auxiliar os alunos no exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humanos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
• Fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
• Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
• Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
• Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
• Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
• Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
• Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
• Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
• Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
• Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias a reflexões.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família quanto com os amigos.
MATEMÁTICA
• Idéia de quantidade
• Classificação
• Noção de número
• Situações-problemas envolvendo o tema
• Estatísticas (resultados da pesquisa)
PORTUGUÊS
• Conversas sobre o tema.
• Relato de experiências vividas.
• Pesquisas.
• Leitura e produção de textos
• Elaboração de textos espontâneos.
ARTES
• Dobraduras
• Desenhos, pinturas
• Confecção de cartazes.
• Recorte e colagem.
• Músicas.
• Painéis
EDUCAÇÃO FÍSICA
• Jogos de cooperação
• Brincadeiras infantis
CIÊNCIAS
• Alimentação
• Pesquisas.
• Vídeos instrutivos.
• Registros.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
• Construção de regras.
• Deveres e direitos do aluno
• Regionalismos e diferenças culturais.
• Grupo de amigos, família e comunidade.
CULMINÂNCIA
Ao final do bimestre faremos uma exposição com fotos das atividades realizadas.
Faremos uma confraternização com gincanas com a participação de todos os alunos as fases envolvidas.
AVALIAÇÃO
Processual, visando observar a participação dos alunos na realização das atividades.
Importante!
As atividades postadas nesse Blog foram retiradas da internet, no qual terei o imenso prazer em dar todos os créditos aos autores, como também algumas elaboradas por mim. Conto com as sugestões e comentários de todas vocês!
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