domingo, 19 de dezembro de 2010

Modelos de Relatórios

 Colega edudacdora, apresento abaixo, alguns exemplos de relatórios descritivos que servirão de complemento ao de vocês, mas vale ressaltar que São relatórios que desenvolvo a partir da prática vivenciada em sala com meus alunos.
  Os relatórios devem apresentar uma avaliação dos avanços e não apenas dos fracassos.
   Registrar o desenvolvimento sócio - afetivo ( participação, solidariedade); o desenvolvimento cognitivo ( aproveitamento na aquisição  da leitura escrita); convívio social ( participação e interesse nas atividades propostas).


1º ANO


A aluna frequentou regularmente no primeiro semestre e relaciona-se bem com colegas.

Na área de Linguagens, é uma aluna expressiva, sentindo-se a vontade para opinar e questionar sobre os assuntos trabalhados em sala. No que se refere ao processo de aquisição da leitura e escrita, lê e intepreta pequenos textos. Elabora frases sem intervenção pedagógica. Reconhece e transcreve seu nome nas mais variadas situações trabalhadas. Encontra-se no nível silábico-alfabético. Em Educação Artística, é participativa gosta de cantar, recortar, colar, pintar e cantigas de roda. Nas atividades de Educação Física, participa com desenvoltura das brincadeiras, jogos coletivos e danças.

Na área de Matemática e Ciências Naturais, lê e representa os números trabalhados de 0 a 9. Resolve e interpreta tabelas com legendas e gráficos simples, resolve cálculos de adição e subtração de 0 a 9, explorando a 1ª ordem das unidades simples. Tem noção de dezena e meia dezena, dúzia e meia dúzia. Percebe a importância de ter higiene e os cuidados básicos necessários para manter boa saúde. Diferencia os seres vivos de não vivos. Reconhece a importância dos cuidados necessários para a preservação do meio ambiente.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, demonstra bom desenvolvimento, relata com facilidade parte da sua história de vida, adquiriu noção de tempo e espaço. Identifica os meios de transporte e a utilidade dos mesmos, diferentes paisagens, zona rural e zona urbana. O município, o bairro e a escola. Sabe que é preciso praticar boas atitudes para conviver bem com os outros, nas diferentes esferas sociais.


3º ANO


 A aluna freqüentou as aulas regularmente neste primeiro semestre e possui bom relacionamento com colegas e professora.


Na área de Linguagens, vem se desenvolvendo com sucesso o seu aprendizado. Utiliza a oralidade e a expressividade como meio de comunicação e interação nas relações sociais. Lê, interpreta e produz textos com algumas dificuldades com relação a coerência textual e quanto ao emprego correto da pontuação e paragrafação, requerendo atenção pedagógica nos reajustes necessários. Expressa o que pensa relatando, argumentando e avaliando os conteúdos trabalhados em sala. Em Artes participa com interesse e realiza as atividades que envolvem musica, recortes e colagens. Na Educação Física, utiliza as habilidades de correr, saltar, rebater, chutar, girar, dançar, realizando jogos com destreza, agilidade e coordenação motora.

Na área de Matemática, lê e escreve numerais graficamente trabalhados até 900, realiza cálculos envolvendo a adição, multiplicação, subtração. Porém necessita de intervenções pedagógicas na interpretação de problemas, tabelas e gráficos. Possui noções referentes à divisão e reconhece o sistema de contagem de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, assim por diante. Em Ciências Naturais, percebe a importância de preservar o meio ambiente, assim como os cuidados que deve possuir com a higiene, alimentação e saúde para ter e manter uma vida saudável. Possui noções sobre o que é matéria e suas propriedades. Tem consciência de que é importante analisar a validade dos produtos perecíveis ou não.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, demonstra bom desenvolvimento, relata parte da sua história de vida, possui noção de tempo e espaço. Reconhece a importância de possuirmos diferentes formas de registros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante!

As atividades postadas nesse Blog foram retiradas da internet, ao qual terei o imenso prazer dar todos os créditos e também elaboradas por mim. Conto com as sugestões e comentários de todas vocês!

Pesquisar

Carregando...