Importante!

As atividades postadas nesse Blog foram retiradas da internet, no qual terei o imenso prazer em dar todos os créditos aos autores, como também algumas elaboradas por mim. Conto com as sugestões e comentários de todas vocês!



domingo, 19 de dezembro de 2010

Modelos de Relatórios

 Colega edudacdora, apresento abaixo, alguns exemplos de relatórios descritivos que servirão de complemento ao de vocês, mas vale ressaltar que São relatórios que desenvolvo a partir da prática vivenciada em sala com meus alunos.
  Os relatórios devem apresentar uma avaliação dos avanços e não apenas dos fracassos.
   Registrar o desenvolvimento sócio - afetivo ( participação, solidariedade); o desenvolvimento cognitivo ( aproveitamento na aquisição  da leitura escrita); convívio social ( participação e interesse nas atividades propostas).


1º ANO


A aluna frequentou regularmente no primeiro semestre e relaciona-se bem com colegas.

Na área de Linguagens, é uma aluna expressiva, sentindo-se a vontade para opinar e questionar sobre os assuntos trabalhados em sala. No que se refere ao processo de aquisição da leitura e escrita, lê e intepreta pequenos textos. Elabora frases sem intervenção pedagógica. Reconhece e transcreve seu nome nas mais variadas situações trabalhadas. Encontra-se no nível silábico-alfabético. Em Educação Artística, é participativa gosta de cantar, recortar, colar, pintar e cantigas de roda. Nas atividades de Educação Física, participa com desenvoltura das brincadeiras, jogos coletivos e danças.

Na área de Matemática e Ciências Naturais, lê e representa os números trabalhados de 0 a 9. Resolve e interpreta tabelas com legendas e gráficos simples, resolve cálculos de adição e subtração de 0 a 9, explorando a 1ª ordem das unidades simples. Tem noção de dezena e meia dezena, dúzia e meia dúzia. Percebe a importância de ter higiene e os cuidados básicos necessários para manter boa saúde. Diferencia os seres vivos de não vivos. Reconhece a importância dos cuidados necessários para a preservação do meio ambiente.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, demonstra bom desenvolvimento, relata com facilidade parte da sua história de vida, adquiriu noção de tempo e espaço. Identifica os meios de transporte e a utilidade dos mesmos, diferentes paisagens, zona rural e zona urbana. O município, o bairro e a escola. Sabe que é preciso praticar boas atitudes para conviver bem com os outros, nas diferentes esferas sociais.


3º ANO


 A aluna freqüentou as aulas regularmente neste primeiro semestre e possui bom relacionamento com colegas e professora.


Na área de Linguagens, vem se desenvolvendo com sucesso o seu aprendizado. Utiliza a oralidade e a expressividade como meio de comunicação e interação nas relações sociais. Lê, interpreta e produz textos com algumas dificuldades com relação a coerência textual e quanto ao emprego correto da pontuação e paragrafação, requerendo atenção pedagógica nos reajustes necessários. Expressa o que pensa relatando, argumentando e avaliando os conteúdos trabalhados em sala. Em Artes participa com interesse e realiza as atividades que envolvem musica, recortes e colagens. Na Educação Física, utiliza as habilidades de correr, saltar, rebater, chutar, girar, dançar, realizando jogos com destreza, agilidade e coordenação motora.

Na área de Matemática, lê e escreve numerais graficamente trabalhados até 900, realiza cálculos envolvendo a adição, multiplicação, subtração. Porém necessita de intervenções pedagógicas na interpretação de problemas, tabelas e gráficos. Possui noções referentes à divisão e reconhece o sistema de contagem de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, assim por diante. Em Ciências Naturais, percebe a importância de preservar o meio ambiente, assim como os cuidados que deve possuir com a higiene, alimentação e saúde para ter e manter uma vida saudável. Possui noções sobre o que é matéria e suas propriedades. Tem consciência de que é importante analisar a validade dos produtos perecíveis ou não.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, demonstra bom desenvolvimento, relata parte da sua história de vida, possui noção de tempo e espaço. Reconhece a importância de possuirmos diferentes formas de registros.


Pesquisar